top of page

TEORIAS EVOLUCIONISTAS

LAMARCK


Lamarck criticava o modelo fixista, com isso fundou um novo pensamento evolucionista. Em seu modelo evolucionista, procurou explicar a existência de seres mais evoluídos e menos evoluídos através de um processo de geração espontânea permanente. Para Lamarck, as espécies iam se interagindo com o meio e a parti daí iam se transformando gradativamente para adaptar ao mesmo de forma definitiva. Portanto, através da utilização constante de determinados órgãos, estes tenderiam a desenvolver-se mais e suas características seriam passadas de forma hereditária. Assim também, se um órgão fosse pouco usado com o passar do tempo o mesmo poderia atrofiar-se. Essa ideia ficou conhecida como: lei do uso e desuso. Entretanto, seu adversário George Cuvier percebeu através de estudos fósseis, que muitos fósseis antigos eram bastante complexos em relações esqueléticas o que colocava em contraponto a ideia de geração espontânea de Lamarck.

CHARLES DARWIN

Charles Darwin , nasceu em 1809 na cidade de Shrewsbury , pertencia a uma família próspera e culta, na qual, seu pai era um médico respeitado e seu avô, Erasmus Darwin, poeta, médico e filósofo. Em 1827 , após desistir da faculdade de medicina e cursando Artes , Darwin tornou-se naturalista e a partir de então, contribuiu significativamente com o que sabemos hoje sobre a origem da vida na Terra. Até então , tudo o que se sabia a respeito do assunto não tinha comprovações suficientes , o que contrariava os ideais de Darwin. Porém, com a experiência de viajar o mundo,a qual durou 5 anos , o naturalista conseguiu reunir muitas amostras coletadas e inúmeras anotações em seu diário de viagem e através desses , ele pode estudar , observar e então começar a contestar as ideias de Lamarck.



Darwin começou a pensar que as mudanças no ambiente selecionariam os indivíduos mais aptos a sobreviver, assim , os menos aptos não sobreviveriam ao passar do tempo e dessa forma não deixariam descendentes. Através desse pensamento, surge a teoria da seleção natural na qual o ambiente selecionaria os mais aptos e com isso ocorreria uma evolução lenta e gradual de todas as espécies da Terra. Diferente de Lamarck , que como no exemplo da girafa acreditava que essas desenvolveriam características adaptativas ao meio e passariam aos seus descendentes.Tal teoria evolucionista, teve muitas críticas e perseguições na época , principalmente pela influência religiosa existente, entretanto, aos poucos, foi aceita e dessa forma contribuiu muito pra ciência e para a humanidade.


NEODARWINISMO


O Neodarwinismo também conhecido como teoria sintética da evolução, explica a origem das variações e como elas são transmitidas e é baseada na mutação e na recombinação genética. Um dos principais pensadores dessa teoria foi o monge católico Gregor Johann Mendel , realizou diversas experiências com ervilhas e elaborou leis que se tornaram a base da genética moderna, com tais experiências Mendel conseguiu mostrar que as características das ervilhas como cor e forma são transmitidas de uma geração para outra de maneira independente. A corrente do Neodarwinismo enriqueceu o pensamento evolucionista de Darwin, entretanto o núcleo do evolucionismo continuou sendo a seleção natural.


bottom of page